top of page

O Mercado de Trabalho deve ser instável!


O mercado de trabalho nunca foi estável, muito pelo contrário ele é e sempre será INSTÁVEL. E deve ser assim! Claro que todos buscamos a estabilidade em nossas vidas, isso vale para questões financeiras, educacionais, profissionais e familiares, mas no mercado de trabalho não pode ser assim!

Vejo muita empresa por aí se acomodar na estabilidade do mercado, mantendo resultados cômodos, profissionais acomodados e usando a expressão que prepara a empresa para a morte: AQUI SEMPRE FOI ASSIM. Isso causa uma certa depressão no negócio, a ponto de quando alguém tentar inovar é logo podado de alguma forma, pois a cultura é de manter as coisas como estão: Não precisamos mudar!


Tentando enxergar o copo meio cheio, a crise do Coronavírus vem também para limpar o mercado, filtrar as empresas que estão preparadas com base na sua gestão e as empresas que trabalham com gestão deficitária, no achismo, no talento do gestor, na falta de conhecimento. E isso é bom! O mercado precisa de empresas fortes e bem geridas, são essas empresas que geram valor e riqueza para a sociedade, garantindo emprego e recursos para o país.


Tomando esse conceito, os profissionais também precisam fazer uma autoavaliação, verificando se está no perfil de comodismo e estabilidade, ou se está no grupo dos inquietos, que buscam inovar, se capacitar, buscar a melhoria contínua e entender as novas tecnologias.


O mercado precisa ser instável para que as empresas e profissionais busquem a melhora sempre, que novas formas de gestão sejam implantadas, que novas tecnologias sejam utilizadas e desenvolvidas. O mercado precisa evoluir, e só fará na instabilidade!


Quando a crise passar, e vai passar, as empresas que sobreviverem sairão mais fortes, e precisarão de equipe forte. Qual perfil de profissional você acha que as empresas vão procurar?


Você profissional, que tipo de empresa está buscando?

_________________

Diego F. Melo é Fundador do Grupo Holder, Consultor em gestão empresarial, Diretor da Idea Consultoria & Assessoria, Engenheiro Químico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, possui MBE em Qualidade e Seis Sigma, é Blackbelt em sistema Seis Sigmas, Lead Auditor ISO 9001. Consultor e instrutor na Associação Gaúcha para a Qualidade (AGQ) nas áreas de Gestão da Qualidade e Consultor e instrutor do Sistema SEBRAE. É Auditor integrado ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001; Examinador do Prêmio da Qualidade RS - PGQP; Auditor Comportamento Seguro (Sistema Dupont de Qualidade). Possui sólida experiência em 5S (implantação e manutenção), vivência em Programa Kaizen (Sistema Toyota de Qualidade), experiência em auditorias de implantação, manutenção e certificação, experiência na implantação de Sistema de Gestão Integrada (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001). Foi presidente do Comitê Regional da Qualidade Região das Hortênsias (PGQP) nas gestões 2017/2018 e 2019/2020..



bottom of page