Sugestões para vencer a crise

 

Nesse período de isolamento, acabei lendo e ouvindo muitas coisas por aí... a internet tem muita coisa boa, se procurarmos fontes confiáveis.

 

Com o objetivo de entender como o Coronavírus e a crise que se instalou poderia ser minimizada nas empresas, fui buscar material para poder auxiliar nossos clientes na consultoria dentro das suas gestões, e ouvi do Prof. Carlos Júlio da CBN Brasil, uma dica muito importante que se baseia em 3 pilares para minimizar os efeitos negativos da crise:

 

  1. Proteja o CAIXA: Ou seja, garanta liquidez na empresa para poder honrar seus compromissos já efetivados. Se for possível, negocie as despesas e prazos que possui. Investimentos e itens que não são de extrema necessidade da empresa, DEIXE PARA DEPOIS;

  2. Proteja a EQUIPE: utilize todas as possibilidades para proteger sua equipe. O governo está lançando medidas para tentar garantir o emprego das pessoas. USE! Use também a legislação trabalhista e as negociações que ela permite. EVITE o desligamento dos colaboradores. A empresa possui também uma responsabilidade social, e financeiramente, vai ser mais barato negociar agora do que contratar e capacitar uma equipe nova;

  3. Proteja o FORNECEDOR: o mercado brasileiro é composto por sua maioria maciça por pequenos negócios, e esses negócios só se mantém por que são fornecedores de alguém. Negocie prazos com seus fornecedores que tem maior capacidade para isso, mas cumpra com os compromissos com os menores, nessa hora vale ainda mais o termo PARCEIRO.

Todas as medidas sugeridas têm um motivo muito importante, o seu CLIENTE!

 

A crise vai passar, sabemos disso, sairemos mais fortes do que entramos, e quando a crise passar o cliente vai voltar a consumir o seu produto e serviço, mas se você não conseguir manter a sua empresa viva, a equipe e o fornecedor, você não terá nada para o seu cliente!

 

Texto de Eng. Diego F. Melo

Please reload

© 2016 Grupo Holder

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Projetos apoiados