top of page

Seus colaboradores recebem feedback?


Feedback

O feedback é a prática de gestão mais indicada para transmitir o desempenho à equipe, facilitando assim o entendimento das expectativas da empresa com o futuro do colaborador. A prática proporciona um melhor relacionamento entre líder e equipe, aumentando a confiança de ambos.


O feedback, também conhecido como avaliação de desempenho, é uma importante ferramenta de Gestão de Pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e coletivo dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho.


Além disso, fornece à organização informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada. Através da avaliação de desempenho é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento. Outro benefício é a possibilidade de descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização.


O indicado é que a avaliação de desempenho seja realizada em períodos padrões e datas programadas, relacionando desempenho com a descrição do cargo. Entre os principais resultados propostos pela avaliação de desempenho pode ser observado no colaborador e no dia-a-dia da empresa como: a adequação do colaborador ao cargo, proporciona a redução do turn-over, melhora do relacionamento líder x equipe, estimula maior produtividade, apresentar pontos fortes e pontos a melhorar, comparar o desempenho com as metas, orientar o colaborador para melhoria, estabelece um plano de ação, aprimora a comunicação entre o superior e a equipe e às pesquisas de clima organizacional.


O indicado é de que o feedback seja repassado ao colaborador de forma sincera, cuidadosa e assertiva, uma vez que serão tratados assuntos referente ao comportamento do mesmo em relação às políticas e expectativas da empresa.


O objetivo é o desenvolvimento das pessoas!



bottom of page